23 agosto 2006

"COMPETÊNCIAS" DAS PROSTITUTAS

Hoje em Portugal qualquer “gestor” ou equiparado ao falar sobre gestão de recursos humanos não deixa de debitar uma série de atoardas sobre “gestão de competências”, “aquisição de competências”, “qualificação competências”, etc., etc., na maior parte das vezes sem que saibam minimamente do que estão a palrar...
O Ministério do Trabalho do Brasil (os brasileiros justiça lhe seja feita são muito mais pragmáticos do que nós) já conseguiu fazer um descritivo das competências de todos os profissionais, inclusivamente das prostitutas, que passo a transcrever:
Primeiro, o descritivo da função:
"Profissional do sexo - Garota de programa , Garoto de programa , Meretriz , Messalina , Michê , Mulher da vida , Prostituta , Puta , Quenga , Rapariga , Trabalhador do sexo , Transexual (profissionais do sexo) , Travesti (profissionais do sexo).
Batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas e garimpos; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e familiares; promovem a organização da categoria. Realizam ações educativas no campo da sexualidade; propagandeiam os serviços prestados. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que minimizam as vulnerabilidades da profissão"
.
As condições gerais do exercício da profissão:
"Trabalham por conta própria, na rua, em bares, boates, hotéis, porto, rodovias e em garimpos. Atuam em ambientes a céu aberto, fechados e em veículos, em horários irregulares. No exercício de algumas das atividades podem estar expostos à inalação de gases de veículos, a intempéries, a poluição sonora e a discriminação social. Há ainda riscos de contágios de DST, e maus-tratos, violência de rua e morte".
Formação:
"Para o exercício profissional requer-se que os trabalhadores participem de oficinas sobre sexo seguro, oferecidas pelas associações da categoria. Outros cursos complementares de formação profissional, como por exemplo, cursos de beleza, de cuidados pessoais, de planejamento do orçamento, bem como cursos profissionalizantes para rendimentos alternativos também são oferecidos pelas associações, em diversos Estados. O acesso à profissão é livre aos maiores de dezoito anos; a escolaridade média está na faixa de quarta a sétima séries do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de experiência".
A seguir as competêncais exigidas:
"Demonstrar capacidade de persuasão
Demonstrar capacidade de expressão gestual
Demonstrar capacidade de realizar fantasias eróticas
Agir com honestidade
Demonstrar paciência
Planejar o futuro
Prestar solidariedade aos companheiros
Ouvir atentamente (saber ouvir)
Demonstrar capacidade lúdica
Respeitar o silêncio do cliente
Demonstrar capacidade de comunicação em língua estrangeira
Demonstrar ética profissional
Manter sigilo profissional
Respeitar código de não cortejar companheiros de colegas de trabalho
Proporcionar prazer
Cuidar da higiene pessoal
Conquistar o cliente
Demonstrar sensualidade"
.
Por último, os instrumentos de trabalho:
"Guarda-roupa de batalha
Preservativo masculino e feminino
Documentos de identificação
Gel lubrificante à base de água
Papel higiênico
Lenços umidecidos
Acessórios
Maquilagem
Álcool
Celular
Agenda"
.
Se acham que estou a brincar vejam tudo no site do Ministério do Trabalho do Brasil.
CA