25 janeiro 2008

FERREIRA DO AMARAL E A "NEGOCIATA" DAS PONTES SOBRE O TEJO

Enquanto titular da pasta das obras públicas, Ferreira do Amaral celebrou e assinou um contrato de concessão (DL n.º 168/94, de 15 de Junho) com a LUSOPONTE, pelo qual esta ficou com o monopólio de exploração de todas as travessias do Tejo desde Vila Franca Xira até à barra de Lisboa.
Mais, pelo referido contrato, em caso de construção de nova ponte sobre o Tejo, o Estado é obrigado a atribuir a respectiva exploração à LUSOPONTE a menos que compense esta concessionária de um valor fixo por cada carro que trocar as pontes 25 de Abril ou Vasco da Gama pela nova travessia do Tejo.
Ferreira do Amaral que na qualidade de ministro assinou com aquela empresa um contrato que o Tribunal de Contas considerou então bastante prejudicial aos interesses do Estado, é agora o Presidente do Conselho de Administração da LUSOPONTE !
Em qualquer outro país, este senhor estaria certamente diante de um tribunal para explicar os meandros desta “negociata”.
Em Portugal, é ele que aparece sob os holofotes da televisão, a sentar-se frente a frente com o actual ministro das Obras Públicas, Mário Lino, para discutir o processo negocial da terceira travessia do TEJO.
CA