28 junho 2007

MEDICAMENTOS PARA OS MAIS POBRES

Posted by Picasa

Está a causar grande controvérsia o facto de o Ministro da Saúde, Correia de Campos, ter aconselhado a distribuição aos mais pobres dos medicamentos entregues nas farmácias. Há muito tempo que uma tal solução deveria ter sido implementada. Num país doente e de doentes, onde não há português que se preze que não tenha em casa a sua farmácia, torna-se absolutamente imperioso que sejam criados mecanismos que permitam aos utentes fazer a entrega dos medicamentos de que não necessitam, dentro da respectiva validade (como não poderia deixar de ser), para posterior utilização por outros doentes carenciados. O Centro Paroquial de Carnide, através dos seus serviços médicos e de enfermagem, há muito que procede a essa recolha. Claro está que a toma dos medicamentos deve ser prescrita e acompanhada pelo médico assistente e a sua qualidade confirmada por pessoal para o efeito competente. Creio, aliás, que os medicamentos poderiam ser entregues nos centros de saúde e nos hospitais públicos, num serviço vocacionado para o efeito, que garantisse a respectiva triagem e posterior utilização pelos mais necessitados. Não se conhecem números do desperdício, mas deverão ser incalculáveis. E são soluções deste tipo que podem também conduzir a economias de muitos milhões de euros, permitindo evitar a deterioração acelerada dos cuidados de saúde prestados à população.
Há, de resto, outros domínios onde esquemas semelhantes poderiam ser concretizados pela sociedade civil, com clara vantagem para os que mais precisam. É o caso, por exemplo, do aproveitamento de livros escolares. Desta feita, deveriam ser as próprias escolas ou as autarquias locais a incentivar tais iniciativas.
CP

22 junho 2007

O REGRESSO ÀS VITÓRIAS MORAIS

Posted by Picasa
Num estilo muito à portuguesa, o responsável técnico da selecção portuguesa de futebol de sub-21, José Couceiro, no rescaldo do encontro frente à Itália, referiu que os jogadores portugueses são melhores e que Portugal sai da Holanda de cabeça levantada. É verdade que Portugal tem bons valores e que pratica um futebol agradável e competitivo. Mas tudo o que se diga para além disso não resiste ao mais elementar confronto com a realidade fria e objectiva dos factos: Portugal foi eliminado do Campeonato da Europa e não conseguiu, sequer, a qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Mais: Portugal apenas venceu um dos quatro jogos que disputou, o jogo frente a Israel, país cujo reconhecido mediatismo não está, como se sabe, relacionado com a qualidade do futebol que pratica. No último confronto frente à Itália, Portugal jogou grande parte do encontro em vantagem numérica e nem assim chegou à vitória. É preciso assumir as responsabilidades com total franqueza: as coisas não correram nada bem e Portugal não saiu prestigiado desta importante jornada internacional. E é bom que os jovens jogadores portugueses, ainda em formação, se apercebam do que se passou. Tanto mais que, como dizia Gore Vidal, "não chega ter sucesso, os outros também têm de falhar"...
CP

21 junho 2007

PORTELA + 1

Posted by Picasa

Portela +1

Espanto-me por ter que dar os dois braços a torcer ante a visão estratégica de certa classe política! Num instante de relâmpago, soube entender os governos que há trinta e tal anos demoram a decisão de onde e quando fazer um novo aeroporto.

Torcendo os braços ao máximo, confirmei que os e as protegidas pelas quotas da igualdade de género rilham ossos do ofício à procura de tutano que dê mínimo sabor a sopas dadas aos pobres, no espírito de destes ser o céu seguro no trânsito entre e Ota e Alcochete.

Não entenderão os pobres, com a barriga a dar horas, a complexa indigestão de tão magna decisão que causa tantos arrotos mas nem por isso alivia intensa prisão de ventre dos e das que também querem um cheirinho de tutano?

Não entenderão os pobres que no antigo Mosteiro de São Bento da Saúde a dita já foi à vida em busca de melhores ares?

Torçam os braços, entendam! Com tanto ar comprimido, deixem voar os e as que ponderam aterrar na decisão de comprar um porta-aviões barato, ou amarrado ao Bugio, opção 1, ou opção 2, igualmente vantajosa, fundeado nas Berlengas.

Nestas opções carecidas de estudo aprofundado (por consultores insignes em longa fila de espera para beijar sim-senhores dos e das que deles esperam a surpresa de lembranças) está a visão estratégica do laço entre gerações, pois em 2060, pouco antes ou depois, os e as hoje com fraldas mas futuros cinquentões, talvez sem estudos decidam mandar o porta-aviões para as bandas da Portela, afinal a solução de uma velha equação, a da Portela +1...

AMM

12 junho 2007

O Novo Aeroporto - a incompetência dos políticos


Posted by Picasa
Por muito que nos esforcemos, dificilmente arranjaríamos um dossier que pusesse tão a nu a irresponsabilidade e a incompetência de quem nos tem governado. Desde a fundação do GNAL - Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa - em 1969, que se têm realizado estudos em catadupa, tendo em vista a construção do novo aeroporto de Lisboa. Era absolutamente imperioso conhecer quanto gastou o Estado português, nas várias estruturas e estudos, nos últimos 30 e tal anos. Certamente uma barbaridade. Pois bem, de todo o caminho percorrido não foi sequer possível chegar à mais primária das conclusões - a referente à localização do aeroporto... Entretanto, lá por fora, construíram-se, neste período, vários aeroportos (p. e. o Aeroporto De Gaulle) e muitos outros viram as suas valências aumentadas (p. e. Barajas em Madrid). Estou longe de saber qual a solução mais aconselhável para o país. Mas de uma coisa estou certo - Portugal não tem políticos com capacidade, nem com gabarito, para decisões deste calibre. Os últimos 30 anos confirmam-no de forma absolutamente categórica. São situações como estas que fazem com que não sejamos levados a sério no concerto das nações evoluídas. E uma coisa é já evidente aos olhos de todos - o debate técnico está a dar lugar à mais baixa política (a dos avanços e recuos) num dossier do maior interesse para o país. Enfim, é Portugal no seu melhor, um Portugal a recuar.
CP